terça-feira, 17 de abril de 2012

Se liga 16 ate o momento com 12 mil novos jovens votantes no Brasil



Campanha nacional tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de votar e incentivar estudantes a tirar seus títulos


Nunca é cedo demais para começar a questionar problemas, sair às ruas, pintar as caras, reivindicar e decidir os rumos do Brasil. Nessa perspectiva, o direito do voto aos 16 anos significa muito para os avanços do país. Significa a inclusão dos jovens na qualificação do debate sobre as políticas públicas de juventude dentro do processo eleitoral, extrapolando o velho modelo da tematização dos jovens como objeto das políticas para a concepção do jovem como sujeito capaz de mediar, negociar, se contrapor e influir na construção de um mundo melhor.


Para aumentar cada vez mais a participação da juventude na política do país, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), realizam todos os anos uma grande mobilização, a campanha “Se liga 16”, que une grêmios estudantis, entidades estaduais do movimento estudantil e os Tribunais Regionais Eleitorais em uma articulação nacional para conscientizar os jovens com idade entre 16 e 18 anos, da importância de votar e incentivá-los a tirar seus títulos de eleitor.


Com o slogan “Construindo uma cidade com a nossa cara”, a edição desse ano começou dia 9 de abril, vai passar por 21 estados, terminando dia 9 de maio, data limite para quem desejar retirar seu título de eleitor fazer seu alistamento no cartório eleitoral mais próximo. Até o momento, São Paulo, Rio Grande do Sul , Rio de Janeiro, Piauí e Maranhão já receberam atividades. De acordo com Lucas Chequetti, o diretor da UBES que está acompanhando a campanha por todo o país, “A expectativa para esse ano é um saldo de 100 mil novos jovens votantes”.


Para presidente da UBES, Manuela Braga, é preciso criar uma cultura de participação da juventude nos pleitos eleitorais, desde a candidatura até a eleição. ”Temos que pensar que tudo depende de ter vontade e atitude de mudar. Um simples voto faz diferença e quanto antes isso entrar cabeça dos jovens, melhor”, explicou.



“SE LIGA 16” PELO BRASIL


 “Precisamos cada vez mais despertar para a ideia de que os jovens são o presente e tem muita opinião pra dar. A nossa organização em grêmios e nas entidades estudantis constrói a história e muda a realidade da nossa escola, cidade, estado e país!”, afirmou a presidente da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), Nicoly Mendes, durante o debate.

 Em Porto Alegre (RS), no último dia 3, uma grande mobilizou 600 estudantes secundaristas e universitários pela causa. Para o Vice-Presidente Sul da UBES, Pedro Igor Chaves, os jovens estão assumindo o protagonismo político da sociedade: “Os jovens estão cada vez mais criteriosos e são decisivos no processo político de nossa sociedade, na escolha de candidatos que assumam realmente o compromisso com políticas públicas que mudem a realidade da população, iniciativa que nos orgulha e motiva, os jovens assumindo o protagonismo político, construindo uma cidade, estado e país com a nossa cara.”afirmou.

No estado do Rio de Janeiro, para incentivar a mobilização para a campanha , as escolas que conseguiram mais títulos de eleitor receberam um vídeo-game. “O jogo que ficou sob responsabilidade do grêmio estudantil para que cada escola possa usar em gincanas e demais atividades internas”, contou a Presidente da União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro(UEES-RJ), Mel Gomes.

Fonte: UNE

0 comentários:

Postar um comentário